segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Villas-Boas O mais novo a vencer

Ao erguer a Supertaça Cândido de Oliveira depois de derrotar o Benfica em Aveiro, André Villas-Boas tornou-se o segundo mais jovem treinador do futebol português a vencer um troféu. Melhor só Albano Paulo, que, ao serviço da Académica, venceu na época de 1938/39 a Taça de Portugal com 31 anos, depois de bater o Benfica por 4-3 no Campo das Salésias. Villas-Boas tem 32 anos.


Ainda assim, o treinador do FC Porto conseguiu suplantar Juca, que, com 33 anos, venceu o Campeonato Nacional pelo Sporting na época de 1961/62. Sendo o mais novo treinador do FC Porto de todos os tempos, agora Villas-Boas passa a ser também o mais novo a vencer um troféu no clube.

Se Juca venceu no Sporting com 33 anos, Sven-Goran Eriksson precisou de mais dois para ganhar o campeonato e a Taça de Portugal no Benfica na época de 1982/83. No Benfica, houve ainda quem ganhasse com menos idade, mas não se tratava de uma competição a nível nacional. Foi Cosme Damião (um dos fundadores do clube), que, com 23 anos, venceu o Campeonato de Lisboa em 1910.

Ao vencer a Supertaça, Villas-Boas bateu Artur Jorge e José Mourinho por grande diferença, precisamente os dois treinadores do FC Porto que também ganharam títulos nos primeiros anos de carreira. Artur Jorge venceu o Campeonato Nacional em 1984/85, com 39 anos, e José Mourinho precisou de mais um para vencer o campeonato de 2002/03. A mesma idade tinha Pedroto quando venceu a Taça de Portugal de 1968.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: