sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

NUNO MARÇAL: «TODOS NOS QUEREM VENCER»


O bom momento dos Dragões é indiscutível. Na antevisão da deslocação a Coimbra, para defrontar a Académica, Nuno Marçal escalpeliza a liderança destacada, distinguindo a qualidade e a profundidade do plantel à primeira abordagem. Fala também em superação diária, sublinha a motivação exibida e adverte sobre a relevância da dinâmica de jogo entretanto revelada.

O jogo do Multiusos de Coimbra, frente à Académica, está marcado para as 18h30 de sábado e é referente à nona jornada, mas os pressupostos elencados pelo capitão são para aplicar ao longo de toda a época. Sem quebras, nem excepções. Mesmo porque os candidatos se perfilam com o claro objectivo de se distinguirem como os primeiros a derrotar o FC Porto Ferpinta, que soma oito vitórias em oito jornadas.

Bom momento
«Estamos a atravessar um bom momento, é verdade. É de salientar o volume das vitórias, mas acima de tudo, o importante é ganhar, mesmo que seja só por um ponto. Quando assim é, parece que tudo se torna mais acessível, é mais fácil cativar o público, os jogos seguintes também correm melhor… No entanto, tudo depende do trabalho diário. Saliento, não só a experiência da equipa, mas também o papel fundamental que desempenham os atletas mais jovens, como o Diogo Correia, o João Soares, o Pedro Catarino, o Miguel Maria e o André Pereira, que nos permitem manter a fasquia elevada durante os treinos.»

Equipa profunda
«Um dos aspectos importantes numa equipa como a nossa é a profundidade do nosso banco. Se calhar, outras equipas não conseguem manter o mesmo nível durante os 40 minutos como nós fazemos, mas também é verdade que trabalhamos desde o início da época para que isso aconteça. É fundamental podermos contar com dez elementos em todos os jogos.»

Superação diária
«É importante que haja uma tentativa de superação diária. O nosso objectivo é vencer todos os jogos e é importante mantermos este ritmo. Sempre com humildade e com os pés bem assentes no chão. Num clube como o FC Porto, a pressão é diária, mas temos de a encarar como um aspecto positivo e saber lidar com ela.»

Motivação em duplicado
«Esperamos um jogo muito complicado em Coimbra, até porque a Académica é uma equipa que irá colocar muitas dificuldades aos seus opositores ao longo da época. Têm um excelente grupo de trabalho, recebem-nos em sua casa, num pavilhão tradicionalmente difícil, com o acréscimo de não fugirem à excepção das restantes equipas. Isto é, todos quererem vencer a equipa que está invicta e que vai à frente. Se, por norma, já existe a motivação de vencer ao FC Porto, agora será ainda maior, o que quer dizer que a nossa motivação terá que ser em duplicado.» 

Dinâmica a manter
«Estamos a entrar numa das fases decisivas da época, com muitos objectivos próximos, como a Taça da Liga, a Supertaça, a Taça de Portugal. Portanto, temos muito para trabalhar, numa época longa ao longo da qual é preciso manter esta dinâmica.»

in "fcp.pt"

Sem comentários: