segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fernando dá mais peso ao cliente francês

A entrada do Paris Saint-Germain na corrida por Fernando pode acentuar o peso do mercado francês para o FC Porto. Com as transferências de Lisandro López (Lyon), Lucho (Marselha), Cissokho (Lyon), Paulo Machado (Toulouse) e João Paulo (Le Mans), os azuis e brancos já amealharam 62 milhões de euros. Ora, o cliente francês pode tornar-se mesmo num dos melhores compradores do FC Porto se o Paris Saint-Germain pagar para ter Fernando na próxima época.

Num ranking liderado pelo mercado inglês, que já deu 142,4 milhões de euros a ganhar aos azuis e brancos desde o início do novo milénio, Espanha (77 milhões de euros) e Rússia (69,5 milhões de euros) são os países cujos clubes mais se têm reforçado no Dragão. A confirmar-se a contratação de Fernando pelo Paris Saint-Germain, o mercado francês passará, contudo, a ser um dos mais importantes, a par do espanhol e ultrapassando o russo.

Segundo a Imprensa francesa, o PSG terá 150 milhões de euros ao dispor para reforçar o plantel. Recorde-se que a maioria das acções do clube foi adquirida pelo príncipe do Catar Tamim bin Hamad Al Thani, e o projecto é devolvê-lo à primeira linha do futebol gaulês antes de projectar o emblema parisiense para o nível dos maiores da Europa.

Com a chegada quase certa de Leonardo a Paris para gerir a pasta do futebol, e conhecida a sua preferência por Fernando, a operação tem tudo para andar, ultrapassando um Lyon cujas finanças não lhe permitem ainda concorrer neste processo.

Transferências para França

Lisandro

Em Julho de 2009, o Lyon de Jean-Michel Aulas pagou 24 milhões de euros ao FC Porto pela transferência de Lisandro López, que passou a ser um dos jogadores mais bem pagos do clube.
24 Milhões


Lucho

O Marselha não quis ficar atrás do Lyon, principal concorrente no campeonato, e desembolsou 18 milhões por Lucho. Mas as coisas não correram da melhor forma ao argentino, muito criticado, ao ponto de já esta temporada ter confessado que gostava de sair do clube.
18 Milhões


Cissokho

Foi uma das novelas do Verão de 2009, com avanços e recuos constantes. Antes de assinar pelo Lyon, o lateral-esquerdo esteve praticamente vendido ao Milan por 15 milhões de euros, mas um problema dentário alegado pelos italianos acabou por abortar o negócio.
15 Milhões


Paulo Machado

Emprestado pelo FC Porto para representar Estrela da Amadora, Leiria e Leixões, Paulo Machado acabou por ir parar ao Saint-Étienne antes de assinar contrato com o Toulouse, que pagou 3,5 milhões de euros ao FC Porto. Agora, o médio quer regressar a Portugal.
3,5 Milhões


João Paulo

Depois de duas épocas no FC Porto, João Paulo acabou por ser emprestado ao Rapid de Bucareste antes de assinar pelo Le Mans por dois milhões de euros. Uma época depois, o central veio para o Guimarães.
2 Milhões

in "ojogo.pt"

Sem comentários: