sábado, 1 de outubro de 2011

Momento de viragem


Um título, a liderança da Liga e aspirações intocáveis na Liga dos Campeões. Esta é a sinopse que sustenta, internamente, a convicção de que o FC Porto não se desviou um milímetro dos seus objectivos. No dia do regresso aos trabalhos, depois da folga acrescentada pelo atraso no regresso da Rússia, foi criado um enfoque no futuro, num debate interno que projectou mais a inversão de ciclo do que a atribuição de culpas pela fase recente. O toque a reunir visa um clique imprescindível para a retoma.
Com uma ressalva importante: há que inverter a situação no imediato e essa é uma responsabilidade do balneário. A mensagem que passa é que a série negativa morreu em São Petersburgo, mas há também a consciência interna de que é inevitável que todos dêem mais. Num treino à porta fechada, como sempre acontece na antevéspera de um jogo, abordou-se naturalmente o último resultado. Sem dramas.
Helton já o vincara na Rússia e é essa a mensagem que tanto o brasileiro como os restantes capitães têm incutido no balneário: está na hora de o grupo puxar dos galões, vincando a sua personalidade e o seu comprometimento para com os objectivos traçados. Este é um ponto absolutamente consensual.
O cenário de crise nem se põe nesta altura e a confiança que a SAD tem devolvido a Vítor Pereira comprova-o. Para todos os efeitos, o FC Porto "apenas" empatou dois jogos no campeonato, perdendo mais tarde na Liga dos Campeões em casa de um adversário igualmente poderoso. A expulsão de Fucile justifica parte dessa derrota e ameniza as responsabilidades colectivas, que não são, e este é um reconhecimento importante, excluídas pelo grupo.
Coimbra é uma excelente oportunidade para reencontrar o caminho da vitória e o debate de ontem também não chegou a outra conclusão. E mesmo que a importância do momento seja sempre um cliché quando se trata de vencer, esta é a hora indicada. Segue-se um jogo acessível, para a Taça de Portugal contra o Pêro Pinheiro, e três jogos consecutivos em casa (APOEL, Nacional e Paços de Ferreira), numa série única que pode relançar os dragões em todas as frentes.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: