sábado, 1 de outubro de 2011

«Não há neste país equipa melhor do que o F.C. Porto»

As perguntas sucediam-se, falava-se de três jogos sem ganhar, numa fase negra que já não acontecia no Porto há mais de ano e meio. Vítor Pereira sentiu então necessidade de parar e puxar dos galões. «Se nos basearmos em factos concretos, não há equipa neste país melhor do que o F.C. Porto neste momento.»

«Ganhámos uma Supertaça, estamos em primeiro lugar no campeonato e estamos a um ponto do primeiro lugar na Liga dos Campeões, sabendo que o próximo adversário é o Apoel e que o podemos ultrapassar já no próximo jogo em caso de vitória, estando por isso o primeiro lugar ao nosso alcance.»

Pelo meio falou-se também de Fucile. O uruguaio é o único lateral-direito disponível para Coimbra, por isso terá a titularidade garantida depois da asneira em São Petersburgo que colocou em cheque a possibilidade da equipa conseguir melhor do que a derrota. Vítor Pereira disse estar com ele.

«Neste clube estamos habituados a assumir as nossas responsabilidades e o Fucile não foge à regra. Ganhámos como equipa e perdemos como equipa, não apontamos o dedo a ninguém e eu não o vou fazer. Nos momentos bons e nos momentos maus respondemos sempre colectivamente.»




Vítor Pereira: «Vamos dar uma resposta à Porto»

Treinador repetiu sem parar a mesma ideia em resposta a todas as perguntas: em Coimbra vai ver-se a resposta da equipa


No fim de três jogos sem ganhar, Vítor Pereira sente o peso da pressão. O treinador fez esta manhã a antevisão do jogo com a Académica e durante minutos pareceu um homem a lutar sozinho contra o mundo: repetiu incansavelmente a mesma resposta, as mesmas palavras, a mesma tónica no discurso.

Cada pergunta terminava na mesma reacção. «Vamos dar uma resposta à Porto», «vamos dar uma resposta concreta», «o F.C. Porto joga sempre para ganhar» e «vamos dar uma resposta que orgulhe os nossos adeptos». Sem receio de cair numa repetição que soava a estranha, Vítor Pereira não parou.

Fez-se a primeira pergunta sobre o estado de espírito da equipa, Vítor Pereira reagiu rápido. «O F.C. Porto joga sempre para ganhar e amanhã não vai ser diferente: vai jogar para ganhar. Está com um estado de espírito de quem quer amanhã corresponder completamente às exigências do jogo.»

Logo a seguir recordou-se os maus resultados e quis saber-se se o jogo de Coimbra assumia uma capital importância. «Independentemente de virmos ou não de uma sequência de bons resultados, o Porto joga sempre para ganhar e joga para ganhar sem olhar para os resultados que ficaram para trás.»

O discurso repetia-se a cada pergunta. «Quem está neste clube esta sujeito à crítica positiva e à crítica negativa. Neste clube a exigência é grande e estamos preparados para ela, fundamentalmente a exigência dos nossos adeptos que são quem nos faz correr, porque trabalhámos para eles.»

«Quando não se ganha não ficamos satisfeitos, mas sabemos que vamos dar uma reposta à Porto e que os nossos adeptos vão dar também uma resposta à Porto, de certeza absoluta. Sei exactamente o que quero para o F.C. Porto e sei que as críticas e os elogios fazem parte da profissão», adiantou.

«Compreendemos os adeptos que criticam, criticam porque gostam do clube, porque estão do nosso lado. Os adeptos querem o melhor para o F.C. Porto. Estamos todos no mesmo barco. Tanto a equipa quanto os adeptos vão dar uma resposta à Porto, e nós sabemos o que é uma resposta à Porto.»

Referindo que sabe o que está a fazer e sabe para onde vai, Vítor Pereira lembrou que o caminho faz-se andando e que ele quer traçar um percurso de sucesso. Quer fazê-lo a olhar para a frente e sem pensar no que ficou para trás. «O F.C. Porto joga sempre para comportamentos de qualidade», referiu.

«Se há um momento ou outro em que as coisas não saem, acontece a todas as equipas. Já tivemos momentos de grande qualidade. Todas as equipas têm momentos menos bons ao longo da época, nós estamos focados no jogo de amanhã, é amanhã que vamos dar uma resposta concreta.»




«Pedro Emanuel? Vou querer ganhar e só isso»

Vítor Pereira não evita um sorriso perante as perguntas sobre o colega da Académica e lembra que agora estão de lados opostos.


Vítor Pereira já tinha contornado a primeira pergunta sobre o confronto com Pedro Emanuel, um treinador que está a fazer um bom trabalho em Coimbra e que muitos adeptos do F.C. Porto apreciam. À segunda questão, e perante a insistência dos jornalistas, o treinador portista não evitou um sorriso.

«Reencontro um amigo que é treinador da Académica, eu sou treinador do F.C. Porto, amanhã vou querer ganhar e é só isso», respondeu. Antes disso, quando se fizera a tal primeira pergunta, Vítor Pereia já tinha ignorado a ideia do confronto directo. «Vai ser um jogo complicado», começou por dizer.

«A Académica está bem organizada, vem de uma sequência de bons resultados, está moralizada, mas sinceramente o F.C. Porto amanhã vai jogar para ganhar. Neste clube habituamo-nos desde cedo a jogar para ganhar. Vamos fazer um jogo que orgulhe os nossos adeptos», finalizou.



in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: