sábado, 1 de outubro de 2011

Académica-F.C. Porto (antevisão): tão bem que eles se conhecem


Portistas de visita ao ex-adjunto num terreno historicamente favorável mas em contexto de alto risco. Um duelo sem segredos para esconder.


O Momento

Académica:

Espantoso início de época sob a batuta de mais um jovem técnico «made in» F.C. Porto, um pouco à semelhança do ano passado, com Jorge Costa. A equipa respira confiança em casa, onde tem por hábito golear e ainda não sofreu golos. No primeiro confronto com um grande, foi «despachada» por 4-1 na Luz mas mostrou atitude e tentou discutir o jogo. Falta saber se irá repetir a dose este domingo ou adoptar uma postura mais pragmática.

F.C. Porto:

Ao fim do terceiro jogo sem ganhar, coisa rara no reino do Dragão, o desconforto tornou-se evidente e tudo aquilo que os portistas não querem é ver prolongado o jejum por influência directa de um antigo homem da casa. No ano passado, Vítor Pereira e Pedro Emanuel faziam parte da mesma equipa; agora, estão frente-a-frente, num duelo onde dificilmente terão segredos para esconder um do outro.

Ausências:

Académica: Fábio Santos, Hélder Cabral, Orlando, Diogo Gomes e Jerry Sitoe, lesionados.

F.C. Porto: Sapunaru, Alex Sandro e Kléber, todos lesionados; Maicon e Varela, por opção.

Discurso directo:

Pedro Emanuel: «É especial por ser frente ao campeão nacional e não vou negar a ligação ao clube. Mas agora estou na Académica e vou defender intransigentemente os seus interesses. Vantagem? Sim, de os conhecer um pouco mais em termos individuais e colectivos. O Porto é muito forte e é isso que vamos tentar contrariar em duas ou três situações que temos de controlar, dentro dos nossos princípios, e procurando, com a bola, ser acutilantes em termos ofensivos. Respeito sim, medo nunca.»

Vítor Pereira: «Quando não se ganha não ficamos satisfeitos, mas sabemos que vamos dar uma reposta à Porto e que os nossos adeptos vão dar também uma resposta à Porto, de certeza absoluta. Sei exactamente o que quero para o F.C. Porto e sei que as críticas e os elogios fazem parte da profissão.»

Histórico de confrontos:

O F.C. Porto é o grande que mais dissabor causa à Académica. É, simplesmente, o adversário a quem não ganha há mais tempo em casa: quase 41 anos. Foi a 15 de Novembro de 1970 que os portistas perderam pela última vez em Coimbra. Ao todo, foram apenas 10 derrotas contra 38 triunfos e ainda 13 empates. A Académica ficou ainda ligada ao facto de ter sido a equipa, na altura liderada por André Villas Boas, que permitiu a Jesualdo Ferreira, no derradeiro ano de consolado (2009/10), colocar um ponto final à última sequência portista de três jogos sem vitórias. Será que se repete a história?

Equipas prováveis:


ACADÉMICA: Peiser; Cédric, João Real, Abdoulaye e Nivaldo; Pape Sow; Adrien e Danilo; Sissoko, Éder e Rui Miguel.

Outros convocados: Ricardo, João Dias, Flávio Ferreira, Júlio César, Marinho, Fábio Luís e Diogo Valente.

F.C. Porto: Helton; Fucile, Rolando Otamendi e Álvaro Pereira; Fernando; Guarín e Moutinho; Hulk, Walter e James.

Outros convocados: Bracali, Mangala, Belluschi, Souza, Defour, Djalma e Cristian Rodriguez.



in "maisfutebol.iol.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Após dois empates para o campeonato uma derrota para a champions, e acima de tudo pela inconstância exibicional demonstrada, o jogo de hoje é primordial para aferir o que vale o FC Porto.

Hoje é um jogo para homens de barba rija. Só os fortes reagirão à pressão de ter de vencer e convencer.

O adversário é valoroso, recheado de jovens valores com muita ambição, e por conseguinte só um FC Porto concentrado, dominador e pró-activo levará de vencida esta Académica de Coimbra.

A falta de Kléber não pode ser desculpa, as adversidades fazem os campeões, e foi precisamente na época transacta diante deste adversário que na adversidade - dia de chuva intensa e campo difícil - que nós portistas sentimos que o FC Porto ia ser campeão, após uma épica vitória.

Espera-se o apoio dos adeptos em Coimbra para que o nosso Porto possa definitivamente voltar ao nível exibicional que efectuou por exemplo diante do Setúbal.

O problema mais que físico é mental também, e as vitórias é que fazem os campeões.

Abraço e bom domingo

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com