sábado, 14 de agosto de 2010

Falcao: caderneta quase completa


Falcao volta a ser o único ponta-de-lança disponível no FC Porto (o processo de inscrição de Walter continua por finalizar), mas os adeptos podem ficar descansados: o colombiano tem dado conta do recado. Na época passada marcou nos dois jogos diante da Naval e mostrou na semana passada que o jejum da pré-época só serviu para lhe aumentar o apetite pelo golo.


O Benfica era um dos poucos clubes a que ainda não tinha marcado, restando agora um que transita da época anterior e, claro, os dois estreantes: Beira-Mar e Portimonense, com os quais, naturalmente, ainda não teve oportunidade de se cruzar. Feitas as contas, Falcao já facturou contra 14 equipas do escalão maior.

A Académica passa a ser assim o único emblema com o qual já se cruzou que tem conseguido resistir às bicadas de Falcao. E há um dado interessante para acrescentar à análise: André Villas-Boas. O actual treinador dos portistas parece possuir o antídoto para o veneno do colombiano. Pelo menos, conseguiu que Falcao ficasse em branco nos dois jogos em que defrontou a sua Académica na época passada. O FC Porto até fez quatro jogos contra este adversário, mas Falcao só esteve em dois.

Villas-Boas terá estudado bem as movimentações do avançado portista e anulou-o logo no jogo em que se estreou, para o campeonato, no banco da equipa de Coimbra. Esta época, Falcao tem pelo menos mais duas oportunidades para acrescentar o nome da Académica ao currículo, com a aparente vantagem de Villas-Boas estar do seu lado da barricada.

Falcao terminou a primeira época de dragão ao peito com 34 golos, mas não conseguiu facturar nos dois jogos que realizou diante do Benfica. Na Luz e no Estádio Algarve, na final da Taça da Liga, El Tigre ficou em branco, e o FC Porto também. Porém, à terceira foi de vez. O colombiano falhou a recepção aos encarnados - triunfo por 3-1 - por causa do polémico quinto amarelo visto em Setúbal na jornada anterior, mas fechou as contas na Supertaça Cândido de Oliveira há uma semana, reduzindo assim ainda mais o restrito lote de equipas que ainda não provaram do seu veneno. A caderneta completa-se...

Marcou em metade dos jogos da Champions

Se, por cá, Falcao conseguiu marcar a quase todos os adversários e em quase todas as provas - só está em branco na Taça da Liga -, nas competições europeias o cenário é muito parecido. O FC Porto defrontou quatro equipas na Liga dos Campeões e só o Chelsea foi capaz de resistir ao seu instinto de matador. Os londrinos, acrescente-se, não sofreram qualquer golo dos portistas nos dois encontros disputados na fase de grupos. De resto, Falcao estreou-se a marcar na Europa diante do Atlético de Madrid, e logo com um golo de calcanhar que correu mundo. O colombiano facturou quatro vezes na liga milionária, repetindo a proeza na deslocação a Madrid, marcando ainda no Dragão ao APOEL e ao Arsenal, no tal golo que foi muito criticado pelos ingleses, que não contavam com a rápida autorização do árbitro para a marcação da falta. Rúben assistiu, e Falcao só teve de encostar.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: