sábado, 14 de agosto de 2010

Villas-Boas: «Dificuldades na primeira jornada são para todos»


André Villas-Boas, treinador do F.C. Porto, comentando o triunfo por 0-1 sobre a Naval, no arranque da Liga 2009/10:

«Na primeira parte houve algumas dificuldades, mas conseguimos fazer uma segunda parte muito, muito forte. Tivemos a organização que queríamos e aliamos a motivação e desejo. Acabamos por só conseguir acrescentar e criar organização na segunda parte, mas parece óbvio que, na primeira parte, o vento condicionou. Ficamos estendidos no campo pelo jogo directo que, a espaços, a Naval praticou. Deixamos algum espaço à Naval, mas, no segundo tempo, conseguimos estar curtos e compactos e isso deu-nos mais recuperação de bola e gerimos melhor. Conseguimos envolver os laterais e aí crescemos como equipa. As alterações que fizemos foram no sentido de sermos mais agressivos. A entrada do Guarín foi determinante, para desequilibrar um pouco o bloco da Naval. Obrigou um dos médios da Naval a baixar e conseguimos criar situações até chegar ao golo.»

Que análise fez ao intervalo? «Os jogadores tiveram um discurso justo porque sentiam que estavam muito espaçados entre eles. Delineamos a estratégia com um bloco mais compacto. Deu-nos um ascendente em termos de jogo. Fomos mais agressivos e pressionantes. O tempo corria e as oportunidades não nos estavam a deixar chegar ao golo, mas antes do penalty íamos ainda ser mais agressivos em termos estruturais para procurar o golo.»

Sobre o lance do penalty: «Não vi as imagens, dizem-me que é penalty, mas ainda não vi. É uma distância muito grande.»

Houve algum deslumbramento esta noite? «A equipa não estava relaxada. Há uma tensão associada aos primeiros jogos, há o efeito surpresa e há uma Naval nova em relação ao ano passado. Estava muito bem organizada e tem um belo futuro pela frente. Na segunda parte conseguimos o ascendente que queríamos e chegamos ao golo. Estas dificuldades na primeira jornada penso que vão ser comuns a todos. O ano passado, o Benfica foi campeão e empatou em casa na primeira jornada. Há consolidação de mensagens e de princípios. A vitória traz confiança. Dois jogos, duas vitórias, uma excelente exibição e uma boa exibição.»

Sobre a não utilização de Raul Meireles: «São opções técnicas que são tomadas. Obviamente que conto com ele.»

Este jogo mostra que o F.C. Porto tem alternativas tácticas? «O F.C. Porto, pela sua cultura e pela cultura dos seus jogadores, é obrigado a jogar em vários sistemas. Vamos trabalhar o 4-3-3, mas hoje, com quatro médios, mostramos que temos uma alternativa. E se não marcássemos íamos jogar em 3-3-4 até chegar à vitória. Ia lançar o Ukra e tirar um dos centrais. O F.C. Porto tem cultura para jogar em várias formas.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: