sábado, 14 de agosto de 2010

À saída do labirinto - A porta abre-se para raul meireles deixar o clube


A chamada para a Supertaça não passou de uma ilusão para quem ainda acreditava que Raul Meireles tinha entrado nas contas de André Villas-Boas para a nova época. A inclusão na lista enviada para UEFA alimentou esse cenário, mas foi só esperar pela convocatória para a deslocação à Naval para perceber que, afinal, não é aconselhável a utilização do internacional português nesta altura. Aos poucos o médio, de 27 anos, começa a vislumbrar a saída do labirinto onde se viu perdido desde que fincou pé no adeus do Dragão.

A ausência dos eleitos para o embate com a Naval é um indicador claro de que Raul Meireles não faz parte dos planos do técnico, até porque não foi comunicado qualquer impedimento de última hora. Mesmo tendo entrado nos últimos minutos do jogo com o Benfica, o camisola 3 só o fez porque Villas-Boas necessitava de um médio que pudesse assumir o papel que vinha a ser desempenhado por João Moutinho. Percebe-se que Meireles não atravessa um bom momento e o facto de se ter escusado a prestar declarações no final da Supertaça é um sinal de que pretende evitar ao máximo o contacto com a comunicação social.

Nas vezes em que o fez, durante o Mundial da África do Sul, o médio nunca escondeu o desejo que tinha manifestado na final da Taça de Portugal: procurar um novo desafio na carreira. Falou-se da Fiorentina, Sevilha, Chelsea e Real Madrid, mas atrás do fumo não se viu fogo. Com a partida do seu grande amigo Bruno Alves para o Zenit São Petersburgo, Meireles viu-se ainda mais isolado num balneário onde só partilha com Helton o estatuto de tetracampeão.

Compreende-se a necessidade de respirar outros ares e fortalecer a vertente económica, mas para isso é imperioso que chegue à SAD uma proposta convincente, o que parece não ter acontecido até ao momento. A duas semanas de fechar o mercado de transferências, este é um dos casos que merece grande parte da atenção para um jogador que perdeu espaço na equipa.

in "record.pt"


Raul Meireles protegido para o mercado

Villas-Boas deixou de contar com Raul Meireles. Pelo menos, para o encontro na Figueira da Foz. O internacional português foi riscado da lista de convocados e para o seu lugar entrou Guarín, naquela que é a única alteração relativamente ao encontro da Supertaça Cândido de Oliveira. Sapunaru recuperou da lesão na clavícula e foi chamado, devendo manter a titularidade.


Voltando a Raul Meireles, a decisão de o deixar de fora do arranque do campeonato, uma vez que o jogador não está lesionado, é da inteira responsabilidade do técnico, com a concordância da estrutura directiva. Aparentemente, esta opção deve ser entendida como uma forma de protecção de uma eventual lesão de um jogador que está no mercado, ainda que, o que não deixa de ser curioso, Raul até tenha jogado dez minutos no clássico, além de ter sido incluído na lista de 23 inscritos para a Liga Europa. Em todo o caso, não é de prever que seja usado nos jogos contra o Genk.

Raul Meireles estará, assim, numa espécie de redoma a aguardar que o mercado funcione. Dito por outras palavras, Raul não deverá jogar mais até ser vendido, numa situação em tudo idêntica à de Quaresma, antes de este ser transferido para o Inter de Milão, no último dia do mercado.

A mesma situação é aplicável a Fucile. O uruguaio não figura do boletim clínico, apesar de, alegadamente, ter sido essa a razão para não ter jogado pelo Uruguai na quarta-feira, e também já manifestou vontade de sair. Com mais dois laterais-direitos no plantel - Sapunaru e Miguel Lopes - tudo indica que Fucile vai mesmo abandonar o FC Porto.

Banco com três reforços mas sem ponta-de-lança

Tendo feito apenas uma alteração, Villas-Boas voltou a deixar de fora cinco reforços: Walter, James, Kieszek, Emídio Rafael e Castro. A estes junta-se o lesionado Mariano, e os preteridos por opção Raul Meireles, Fucile e Rúben Micael. Como o onze será o mesmo que derrotou o Benfica, só uma cara nova tem entrada: João Moutinho. Os outros reforços convocados estarão no banco - Souza, Sereno e Ukra -, onde não há qualquer ponta-de-lança.

in"ojogo.pt"

Sem comentários: