segunda-feira, 4 de abril de 2011

FC Porto é campeão nacional ao vencer o Benfica por 2-1 no Estádio da Luz


O FC Porto sagrou-se esta noite campeão nacional ao vencer o Benfica por 2-1 no Estádio da Luz. Golos de Falcão e Hulk para o lado dos dragões, e Saviola para os encarnados fizeram a história do clássico.
Naquele que viria a ser o jogo do titulo ambas as equipas entraram velozes e com vontade de sair rápido para o ataque, com o FC Porto a ser melhor sucedido nas primeiras tentativas.


Ao minuto oito, surge o primeiro golo da partida, para o FC Porto por Guarín, com um incrível frango de Roberto. O colombiano a cruzar aparentemente sem perigo, e Roberto ao defender larga a bola para dentro da baliza.
O golo dos dragões deixou os jogadores encarnados intranquilos, no período que se seguiu.
Ao minuto 16, jara vai ser travado por Otamendi dentro da área, e Duarte Gomes assinala grande penalidade. Na marcação Saviola não perdoa e faz o 1-1. O jogo animava.


Nove minutos volvidos, e vai ser o FC Porto a beneficiar duma grande penalidade. Roberto vai derrubar falcão, e na concretização Hulk não falha. O guarda-redes encarnado a ficar mais uma vez ligado ao golo do adversário.
O Benfica vai reagir bem ao golo portista, e ao minuto 33, Saviola vai ganhar uma bola e já dentro da pequena área vai rematar para a defesa de Helton.

Os encarnados procuravam chegar ao golo mas os dragões não se desconcentravam defensivamente.

Ao minuto 43, livre de Moutinho descaído para o lado esquerdo, e Roberto afasta com os punhos.
Aos 46, novamente Roberto, desta vez numa defesa junto ao solo proveniente num remate de Guarín.
O jogo ia chegar ao intervalo, com os Dragões a 45 minutos do título. O Benfica jogava de igual para igual com o FC Porto, mas os erros de Roberto foram preponderantes no resultado.


No inicio da segunda parte, é o FC Porto que vai entrar melhor, com Falcão logo no primeiro minuto a fugir à defensiva encarnada e a rematar para defesa de Roberto, com as pernas.
A reacção encarnado surge três minutos depois, com Saviola a rematar para uma boa defesa de Helton para canto. Na sequência do mesmo, Javi Garcia vai cabecear ao lado.


Ao minuto 56, erro tremendo de Sidnei, que perde a bola para Falcão, que isolado com Roberto a atirar ligeiramente ao lado da baliza. Precipitação do avançado colombiano.


Os dragões ganham o domínio do jogo e apesar de bastante morno, o FC Porto entra numa fase em que se sente confortável no jogo.


Ao minuto 68, Otamendi vai ver o segundo amarelo e a consequente expulsão. O Benfica podia agora tentar fazer-se valer da superioridade numérica para chegar ao empate.


Começava-se a notar a superioridade do Benfica em campo, e vai ser Cardozo a ficar muito próximo do empate ao minuto 75, ao cabecear para a defesa de Helton.


Aos 86, é Cardozo a ser expulso, após entrada grosseira sobre Belluschi.
Já em cima dos 90, Sidnei vai atirar para a defesa de Helton, na recarga Gaítan vai atirar uma bola ao poste e ficar muito próximo do empate.


Pouco depois, Rodriguez vai ficar próximo do 3-1, mas Roberto a negar o golo ao uruguaio.
No final, 1-2 para o FC Porto, com os dragões a conquistarem o 25º título nacional. Os dragões chegaram cedo ao golo, com um frango de Roberto a dar a Guarín o 1-0. Mais tarde depois dum penalty de Saviola que deu o 1-1, vai ser Hulk também de grande penalidade a estabelecer o resultado final e sagrar o Porto campeão nacional.

Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.


Benfica -- FC Porto, 1-2.


Ao intervalo: 1-2.


Marcadores:
0-1, Roberto, 09 minutos (própria baliza).
1-1, Saviola, 17 (grande penalidade).
1-2, Hulk, 26 (grande penalidade).



Equipas:


- Benfica: Roberto, Airton (Jardel, 61), Luisão, Sidnei, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Sálvio, Gaitan, Aimar (César Peixoto, 46), Saviola e Jara (Cardozo, 46).


(Suplentes: Moreira, Roderick, Jardel, César Peixoto, Felipe Menezes, Kardec e Cardozo).


- FC Porto: Helton, Fucile, Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira, Fernando, Guarín (Cristian Rodriguez, 81), João Moutinho, Hulk, Falcao (Maicon, 73) e Varela (Belluschi, 73).


(Suplentes: Beto, Sapunaru, Maicon, Ruben Micael, Belluschi, Cristian Rodriguez e James Rodriguez).

Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa).


Acção disciplinar: Cartão amarelo para Aimar (03), Airton (13), Otamendi (16 e 70), Fábio Coentrão (21), Roberto (25), Fucile (32), Javi Garcia (68), Álvaro Pereira (81), Jardel (88), João Moutinho (94). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Otamendi (70). Cartão vermelho direto para Cardozo (86).
Assistência: cerca de 40.000 espectadores.

in "ojogo.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem foi uma noite que ficará para sempre na memória de todos os portistas. Foi um título com um sabor especial, conquistado no terreno do adversário que por artimanhas extra-campo e ratos de túneis nos roubou o título na época passada.

Ontem mais uma vez ficou provado que somos superiores, e que nem com um árbitro que fez uma arbitragem vergonhosa, perdoando expulsões ainda na primeira parte a Aimar e Airton por segundo amarelo, que marcou um penalti fantasma de Otamendi com consequente amarelo, e depois na segunda parte com expulsão do atleta. Com um árbitro que não mostra vermelho numa tentativa de agressão a pontapé de Javi Garcia a Varela e numa outra tentativa de agressão com cotovelada de Cardozo a Helton, está tudo dito.

Lamentável e vergonhosa a actuação deste benfiquista Duarte Gomes.

O que se passou no final do jogo, com o apagar das luzes e ligação do sistema de rega, foi uma provocacao intolerável aos atletas do FC Porto e seus adeptos. Foi uma falta de respeito para com os orgaos de comunicacao social. Isto é falta de fairplay que deve ser punida severamente. Os jogadores do Porto é que estavam demasiado felizes para se chatearem com os elementos desse clubezeco de acefalos!

Os nossos bravos adeptos que se deslocaram à Luz tiveram um comportamento exemplar, e mesmo sem adereços fizemos a nossa bonita festa.

Conquistamos o 25º. título, e a festa fez-se por todo o país com caravanas de carros em festejo rumo às vilas e cidades.

Última palavra para o saudoso Dr. Pôncio Monteiro, a quem este título também é dedicado.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/