segunda-feira, 4 de abril de 2011

PORTO CAMPEÃO: troféu entregue na recepção ao Sporting

O F.C. Porto vai receber a taça de campeão nacional 2010/11 no próximo jogo em casa. Neste caso, na recepção ao Sporting, agendada para a 27ª jornada, pois na próxima ronda a equipa de André Villas-Boas joga em Portimão.

Conforme indicam os regulamentos da Liga e confirmou o Maisfutebol, o campeão nacional terá de receber o troféu no primeiro jogo que faz na condição de visitado logo depois de garantir o título. 

Este ano o troféu é completamente novo e até tem reproduzido um soneto inteiro de Luís Vaz de Camões.


O F.C. Porto vai receber uma taça nova. Esta época a Liga criou um novo troféu para o vencedor do campeonato.

Apresentado como «mais robusto e complexo» que o anterior, o troféu tem inscritos os nomes de todos os clubes participantes e o do campeão gravado a ouro. Mede 80 centímetros, pesa nove quilos e é feito de prata e ouro.

Fique ainda a saber que tem reproduzido no verso um soneto inteiro de Camões. Já agora, está aqui.

«Se me Vem Tanta Glória Só de Olhar-te». 

«Se me vem tanta glória só de olhar-te,
É pena desigual deixar de ver-te;
Se presumo com obras merecer-te,
Grão paga de um engano é desejar-te 

Se aspiro por quem és a celebrar-te,
Sei certo por quem sou que hei-de ofender-te;
Se mal me quero a mim por bem querer-te,
Que prémio querer posso mais que amar-te?

Porque um tão raro amor não me socorre?
Ó humano tesouro! Ó doce glória!
Ditoso quem à morte por ti corre!

Sempre escrita estarás nesta memória;
E esta alma viverá, pois por ti morre,
Porque ao fim da batalha é a vitória»

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: