segunda-feira, 4 de abril de 2011

O FC Porto um a um

A ESTRELA: Guarín 8

Tabelar com Roberto e entender-se com Falcao

Tal como se suspeitava, André Villas-Boas não prescindiu do colombiano. O clássico reclamava um jogador robusto, mas com visão de jogo, que conseguisse estar em vários sítios. Ficou tudo confirmado com um punhado de grandes intervenções do médio, com especial interferência no resultado. Logo a abrir o jogo deu nas vistas com um passe perfeito que desmarcou Falcao. Ganhou confiança, foi à linha e, apesar de ter tentado cruzar, conseguiu tabelar com Roberto, para o primeiro golo da noite. Com boa eficácia nas recuperações de bola, saiu a jogar e levantou a cabeça até descobrir Falcao com um grande passe: na área o compatriota sofreu falta de Roberto e o FC Porto voltou a ficar em vantagem. Continuou em ritmo elevado, com bons passes que desequilibraram a defesa benfiquista, e também tentou o golo de longe, com um remate potente que Roberto desviou para canto.


Helton 8
Grande exibição do brasileiro, que segurou até ao limite do improvável a vitória em casa do rival lisboeta. Efectuou excelentes e impossíveis defesas. Sofreu um golo, marcado por Saviola de penálti, quando ainda nem uma defesa tinha feito. Na primeira parte esteve em destaque em novo duelo com o argentino, ao parar um remate com selo de golo, mas foi após o intervalo que brilhou mais. Parou um remate de Saviola, outro de Salvio e, por instinto, negou o golo numa cabeçada de Cardozo. O mais impressionante chegou nos descontos, com uma intervenção espantosa após um remate de Sidnei na área. A eficácia foi elevadíssima.

Fucile 6
Bem a defender, teve muita dinâmica em todo o corredor, o que garantiu uma boa dose de lances atacantes. Teve apenas uma falha, quando escorregou e deixou o caminho livre para Gaitán. Protagonizou também um duelo interessante com Fábio Coentrão, num choque de dois jogadores que nunca viram a cara à luta.

Rolando 8
Mais uma actuação de grande rigor defensivo. Nos momentos de maior aflição conseguiu ter uma calma impressionante, afastando a bola da zona perigosa vezes sem conta, especialmente nos minutos finais. Escolheu quase sempre o momento certo de entrar à bola, tanto no jogo de pés como no de cabeça.

Otamendi 5
Actuação penalizada pela falta em plena área que deu origem ao golo do empate do Benfica e sobretudo pela expulsão, por acumulação de cartões amarelos. Não fossem esses lances e o argentino até teria uma noite nivelada por cima, sobressaindo uma grande capacidade física. Foi batido em alguns lances de tabelas, mas também formou com Rolando uma dupla segura.

Álvaro Pereira 6
Começou por dar nas vistas com um excelente passe longo e foi sempre um obstáculo às investidas benfiquistas pelo lado direito, raramente deixando o caminho livre para Salvio atacar. Cumprida essa parte, começou a subir mais no relvado e na segunda parte pertenceram-lhe muitos cruzamentos.

Fernando 8
Com uma enorme disponibilidade física, o brasileiro esteve praticamente em todo o lado, tapando os caminhos para a baliza de Helton. Nunca se desorientou na ocupação dos espaços, um aspecto em que sobressaiu claramente, e após as recuperações raramente falhou um passe. Não se deixou ficar na zona recuada e também assumiu um papel de destaque no processo de circulação da bola e construção de jogadas ofensivas.

João Moutinho 7
Subiu de rendimento em relação aos últimos jogos. Com uma garra imensa, foi o primeiro a sentir na pele a animosidade dos adeptos quando recebeu uma chuva de objectos na marcação do primeiro canto do clássico. Partiu então para uma actuação de nível, com recuperações e muito rigor nos passes. Participou na jogada que deu origem ao penálti e, consequente, segundo golo da noite. Destaque também para uma bela assistência para Falcao, que desperdiçou o lance.

Hulk 6
Marcou um golo, na transformação de uma grande penalidade, e comemorou-o de forma especial. Uma pequena vingança num estádio que lhe proporcionou más recordações na época passada, na sequência do famoso "caso do túnel da Luz". O brasileiro esteve imensos minutos com a bola nos pés, mas as fintas nem sempre lhe saíram bem, convencendo-o a assumir um papel mais colectivo, com um jogo curto e de muitos passes para os companheiros. Participou decisivamente no primeiro golo, ao pressionar Javi García até a bola sobrar para os pés de Guarín. Faltou-lhe alguma pontaria nos livres.

Varela 5
Com Airton pela frente ficou a ideia de que podia ter desequilibrado mais. Chegou a trocar de flanco com Hulk, embora sem grandes resultados práticos. Teve o mérito de não comprometer e jogar para a equipa quando foi necessário. Acabou substituído por Belluschi, que entrou para os 15 minutos finais.

Falcao 5
O colombiano falhou muito na zona de finalização. Fez as coisas bem longe da área, com preponderância na circulação de bola e ganho de espaços, mas depois, incrivelmente, falhou naquilo que parecia mais fácil. De fora da área rematou com o pé esquerdo por cima e, já depois de ter sofrido falta para penálti, que resultou no segundo golo portista, desperdiçou frente a Roberto uma oportunidade clara de golo. O espanhol defendeu com o pé. A perdida mais incrível aconteceu quando Sidnei lhe deu a bola. O ponta-de-lança caminhou sozinho para a baliza e... rematou ao lado.

Belluschi 4
Entrou para dar mais consistência ao meio-campo. Deu nas vistas quando sofreu uma falta de Cardozo e que resultou na expulsão do adversário.

Maicon 5
Com Otamendi expulso, o brasileiro entrou para o lugar de Falcao e deu uma boa ajuda a Rolando quando o Benfica tentava a todo o custo o golo do empate.

Rodríguez 5
Foi o último a entrar para a festa e por pouco não fez rebentar os foguetes mais cedo. Valeu a defesa de Roberto num frente-a-frente que parecia favorável ao uruguaio.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: