sábado, 12 de maio de 2012

Rio Ave-F.C. Porto, 2-5 (destaques)


Kléber, seca de cinco meses encharcada por um «hat-trick»


A Figura: Kléber
O(s) golo(s), enfim! Não marcava há mais de cinco meses. Poucos pontas-de-lança suportam tamanha privação. Antes de empurrar com a biqueira da bota para o 1-3, Kléber já falhara três/quatro situações óbvias para marcar. Recuperou o gosto e encheu o pé numa bomba soberba, para o quarto dos dragões, antes de encostar facilmente para o fecho das contas. Para ser uma verdadeira opção, uma opção credível, é imperioso recuperar os níveis de confiança que revelava no Marítimo. A idade joga a seu favor.

A Desilusão: pouco tempo de Hulk
30 minutos de Hulk soube a pouco. No provável adeus aos dragões e à liga portuguesa, o brasileiro começou no banco de suplentes e só na segunda parte foi lançado por Vítor Pereira. Soube a despedida, soube a desilusão pela perda anunciada de um dos grandes jogadores do luso-campeonato. 

O Momento: a grande penalidade do Rio Ave
Além da posição irregular de João Tomás, Djalma não parece cometer qualquer infração sobre o ponta-de-lança. Há um erro a duplicar da equipa de arbitragem, pois. Este relançou o Rio Ave na discussão do jogo e acordou o F.C. Porto do descanso que fizera por merecer. Na transformação do castigo máximo, João Tomás não facilitou.

Outros destaques 

João Moutinho
Momento de forma soberbo. Não baixa o ritmo, não tira o pé, não despe o fato de operário. Toca piano e carrega-o com o à-vontade dos que nada sabem fazer mal. Fantástica a receção e o passe de primeira para Varela no segundo golo. Ainda melhor o passe longo a isolar Kléber logo no início da segunda parte. Agora é esperar que mantenha este nível até ao Euro-2012. A seleção precisa de um João Moutinho assim. Excelente entendimento com Steven Defour. 

James Rodríguez
A posição fez assenta-lhe na perfeição. É nos espaços interiores que melhor respira e inspira a equipa. Brilhante no segundo golo. Recebe a bola ainda numa posição recuada, joga na esquerda e aparece na área adversária, alguns passes depois, a encostar para golo. É um executante soberbo, claramente propenso a esta função. É dele também o passe para Djalma na génese do primeiro golo. Possui a inteligência dos eleitos, a mordacidade dos mais venenosos.

Silvestre Varela
Excelente início de jogo, a arrepiar caminho e a trocar as voltas a Jean Sony na esquerda. As recentes aparições colocam-no perto de ser opção para o Campeonato da Europa. Está mais solto, mais confiante e as coisas saem-lhe melhor. De qualquer forma, não consegue fazer as mudanças de velocidade que fazia nas duas primeiras temporadas de F.C. Porto. 

João Tomás
Ainda e sempre a referência máxima neste Rio Ave. Além do penalty conquistado e transformado, teve pelo menos dois cabeceamentos perigosíssimos. Compensa com o posicionamento exemplar a natural falta de velocidade. É, aos 36 anos, ainda um dos grandes pontas-de-lança do futebol português. Acaba o campeonato com 11 golos. 

Christian Atsu
Marcou ao F.C. Porto, olhou em direção do banco azul e branco e terá dito: «Vítor Pereira, aqui estou eu.» Tem condições para ser uma unidade importante na próxima versão do plantel dos dragões. 

in "maisfutebol.iol.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem por motivos pessoais, não comentei a antevisão à partida, não vi o jogo, não pude ir aos Aliados, enfim apenas fiquei diante da TV a assistir à linda festa de saudação aos nossos bicampeões, na sala de visitas da cidade Invicta.

Fim de campeonato, é tempo de balanço.

Muitas vezes ao longo da época desanimei, o coração fazia-me acreditar que seriamos campeões, mas a razão por vezes apontava em sentido contrário. Dizia mesmo que se fossemos campeões esta equipa seria alvo de estudo por parte dos estudiosos do fenómeno desportivo, tal era a inconsistência exibicional. Parecia uma equipa bipolar.

A SAD cometeu o erro de não assegurar um goleador aquando da saída de Falcao. Foi apanhada desprevenida, e isso reflectiu-se competitivamente mais nas competições europeias do que nas nacionais.

Também a SAD teve dificuldades no gerir das expectativas de alguns jogadores, que não estavam de alma e coração no FC Porto, e assim esses elementos foram contaminando outros no seio do grupo.

Vítor Pereira, treinador com pouca experiência teve dificuldades evidentes em gerir aquelas emoções que por lá pairavam e poluíam o balneário.

Mas eis que surge o nosso grande Presidente Pinto da Costa, que em Janeiro contrata Lucho, um grande profissional e homem de balneário, sobe Paulinho Santos a adjunto, desfaz-se de Guarin, um atleta que me desilude declaração após declaração ... oh meu se não fosse o FC Porto ainda rompias banco em França, e não passavas de um jogador esquecido ... empresta os descontentes Belluschi e Walter, e notoriamente com este simples acto de gestão, Pinto da Costa coloca o barco no rumo certo, com a malta toda a remar para o mesmo destino, o Bicampeonato.
Ao longo destes anos Pinto da Costa sempre defendeu os seus treinadores, fê-lo com Fernando Santos, Penta Campeão, quando o engenheiro saiu sob escolta da GNR de Paços de Ferreira.
Vítor Pereira não foi despedido, porque o presidente sabia que o problema não seria somente dele.
Vítor Pereira complicou o seu trabalho ao querer introduzir o seu cunho pessoal na equipa, não aproveitando o trabalho de AVB, e esse foi um erro típico de um treinador com pouca experiência.

Fomos uns justos e merecidos campeões. Somos melhores, não somos fanfarrões, somos humildes, lutadores ... SOMOS PORTO!

Os Serpas, Delgados, Cervans, Gomes da Silva sob o guião de Leonor Pinhão têm dado palha aos burros, que se vão entretendo criando fábulas para justificar a sua impotência para vencer o campeonato.
Basta ouvir um comum benfiquista falar connosco, para verificar que o orelhas para gerir o clube não vale um caralho, mas para dar palha a burros é fenomenal.

Somos Bicampeões, o clube português mais titulado, é um orgulho e uma bênção ser portista.

Findo o futebol, vamos agora apoiar o Basquetebol e o Hóquei que precisam de nós para conquistar os títulos em disputa.

Abraço e um bom domingo

Paulo

pronunciadodragao.pt