sábado, 2 de março de 2013

O que é um clássico? Madrid vs. Barcelona no mesmo dia de Sporting-Porto

Pela quarta vez, clássico é clássico e vice-versa aqui (o FCP nunca perde) e lá (não há empate em Espanha)


Clássico é clássico e vice-versa.
Ora aqui está um ditado mais acertado que nunca.
Sim, desta vez não é para rir, é para pensar. Clássico é clássico, aqui (em Portugal) ou lá (em Espanha). Sabe quantas vezes um Sporting-FC Porto se jogou no mesmo dia de um Madrid-Barcelona? Três, hoje é a quarta e o balanço é favorável a portistas (2-1-0) e madridistas (2-0-1). Vamos por partes.
1985/86 Vinte mil adeptos do FC Porto deslocam-se a Alvalade para empurrar a sua equipa para o título de campeão nacional - mal sabem eles que estão a presenciar o início de uma fantástica epopeia de seis títulos em menos de dois anos, entre campeonato-86, Taça dos Campeões-87, Taça Intercontinental-87, Supertaça portuguesa-87 e Supertaça Europeia-88.
Adiante, o FCP não se deixa impressionar com o Sporting e ganha 1-0, golo de Celso a Damas num portentoso livre directo (40’), e só não acaba 2-0 porque Futre falha clamorosamente de baliza aberta após amortie de Juary (68’).
Nesse dia, Madrid e Barça fazem pela vida. Ao intervalo, 0-0. Aos 51’, Amarilla assusta o Santiago Bernabéu. Puxado pelo seu público, o Madrid dá a volta com categoria: Maceda (64’), Valdano (67’) e Butragueño (84’). Curiosamente, nesse ano de 1986 tanto Madrid como Barcelona chegariam a uma final europeia: Madrid na Taça UEFA (vitorioso sobre o Colónia, 5-1 e 0-2), Barça na Taça dos Campeões (derrotado nos penáltis em Sevilha pelo Steaua de Bölöni).
2000/2001 O último 21 de Outubro do século xx promete emoções fortes, de Alvalade a Camp Nou (ok, fizemos uma ligeira aldrabice, não é no Bernabéu, mas já vai perceber o porquê deste desvio).
À tarde, o Sporting de Inácio defende o título de campeão português sem o guarda-redes Schmeichel, lesionado na mão direita e operado na Dinamarca. O líder, FC Porto, apresenta-se com o substituto de Jardel, “um cara chamado Pena”, autor de sete golos nos primeiros cinco jogos. Ou melhor, 8/6. É dele o golo da vitória aos 70 minutos (1-0), depois de Lucílio não ver um penálti de Cândido Costa sobre Fabri (65’).
Continuamos em Lisboa, agora num bar qualquer a ver o Barça-Madrid. Não é um jogo clássico, é o do regresso de Figo a Camp Nou depois de ter assinado pelo Madrid em Junho desse ano. As emoções voam, os palavrões também e até uma cabeça de cerdo, veja bem. Cem mil pessoas assobiam ruidosamente Figo, até se ouve aqui em Lisboa. O Barça ganha justamente por 2-0, com golos de Luis Enrique (26’) e Simão Sabrosa (79’).
2006/07 Well well well, so we meet again. Dia 22 de Outubro de 2006, há duplo clássico, ambos à noite. Sporting e FC Porto, ao vivo e a cores em Alvalade. Paulo Bento vs. Jesualdo Ferreira dá empate.
Djaló dá vantagem aos 42’, Quaresma empata aos 47’. Em Madrid é diferente. Ou nem tanto. Marcam-se dois golos também, só que os dois para o mesmo lado, através de Raúl (3’) e Van Nistelrooy (51’). É o início do fim do Barça de Rijkaard, é o começo atribulado da era de Fabio Capello no Madrid. Seis anos e meio depois, mantêm-se nos respectivos clubes Casillas e Sergio Ramos mais Valdés, Puyol, Xavi, Iniesta e Messi. Já agora, e do Sporting de 2006 para cá? Cerca de zero. E do Porto? Helton e Lucho. Mas atenção, muita atenção: Moutinho e Liedson jogam, só que no outro lado da Força.
Madrid-Barça às 15h00 na SportTV 1
in "ionline.pt"

Sem comentários: