sábado, 2 de março de 2013

Retornado em busca da glória

Clássico entre Sporting e FC Porto vai parar o país, em dia de "manif" na capital portuguesa. Dragões com muito mais em jogo do que os leões. Izmailov regressa a uma casa na qual é encarado como "persona non-grata". Pontapé de saída às 19h45.


O clássico já não é o que era. Outrora quase sempre decisivo para o título de campeão para as duas equipas envolvidas, é hoje encarado com importância determinante apenas por um dos contendores.

Dia de manifestação contra a austeridade em Lisboa, 35 mil espectadores nas bancadas de Alvalade, 30 pontos a separar o líder do 11º classificado e uma visita especial marcam o Sporting-FC Porto de hoje.

O momento
Para os dragões, só a vitória permitirá continuar no trilho do topo da classificação. O FC Porto é primeiro, a par do Benfica (52 pontos) e uma ligeira desconcentração pode abrir espaço à ultrapassagem encarnada. As águias jogam somente domingo, em Aveiro, diante do Beira-Mar.

Em busca da terceira vitória consecutiva no campeonato, o dragão já não se lembrará certamente da última vez que perdeu fora de portas. Tratamos de lembrar: caminhada para o bicampeonato, época de 2011/12, Janeiro do ano passado, 3-1, diante do Gil Vicente.

O leão, esse, já não manda na selva. O filme da temporada tem sido marcado por constantes quebras na narrativa e, ironia das ironias, a equipa anda mais perto dos lugares de descida (sete) do que dos postos que dão acesso à Europa, na próxima temporada (doze).

O registo mais recente no campeonato é alarmante. Nos últimos cinco jogos, o Sporting só conseguiu uma vitória - com o Gil Vicente, há duas semanas (2-3) -, averbando três derrotas e um empate.

"Patinho feio" está de volta
Só mesmo o regresso de Marat Izmailov a Alvalade supera o duelo colectivo entre Sporting e FC Porto. O russo está de volta a uma casa à qual não parece ser bem-vindo, depois de ter decidido que gostaria mais de envergar a camisola azul e branca dos bicampeões nacionais.

Acusações de falta de profissionalismo e esclarecimentos clínicos à parte, é de esperar que os adeptos leoninos brindem o "czar" com um tratamento hostil sempre que toque na bola. E Izmailov deverá mesmo ir a jogo.

Novidades? Tem a palavra Vítor Pereira
Joãozinho está de regresso ao onze de Jesualdo Ferreira, depois de ter cumprido castigo na partida com o Estoril. Em relação à derrota da passada semana com os "canarinhos", salta fora do onze o jovem Tiago Ilori. De resto, o figurino deverá manter-se intocável.

O mesmo não se pode dizer do FC Porto. Mangala e Moutinho, ambos lesionados, desfalcam o conjunto portista. Alex Sandro volta a ocupar o lado esquerdo da defesa, em detrimento de Quiñones, Maicon regressa à convivência com Otamendi no eixo, Izmailov recua do ataque para a linha média e James Rodríguez volta a formar trio com Varela e Jackson Martínez, na frente.

História contraria era contemporânea
Se a estatística decidisse, o Sporting sairia vitorioso, logo à partida. Em jogos para o campeonato no reduto verde e branco, manda o leão. 42 vitórias em 78 jogos, contra os dezanove triunfos do dragão. E dezassete empates pelo meio.

Clássico para seguir na Renascença
O clássico entre Sporting e FC Porto arranca às 19h45 e terá arbitragem de Paulo Baptista e relato na Renascença. A emissão de Bola Branca Especial arranca às 19h15 e estende-se até às 22h00. Em Alvalade, Carlos Dias assina o relato, com a reportagem a ficar a cargo de José Barata e os comentários a terem o carimbo de Nuno Presume. Os cuidados técnicos serão de Carlos Alberto Vermelho

Pode igualmente acompanhar o duelo entre leões e dragões, ao minuto, em rr.sapo.pt.


Liga Zon Sagres: 21ª jornada
Estádio de Alvalade, Lisboa
Árbitro: Paulo Baptista (AF Portalegre)

Equipas prováveis

Sporting
Rui Patrício; Miguel Lopes, Eric Dier, Rojo e Joãozinho; Rinaudo, Zezinho e Labyad; Bruma, Van Wolfswinkel e Capel.
FC Porto
Helton; Danilo, Otamendi, Maicon e Alex Sandro; Fernando, Lucho e Izmailov; Varela, Jackson Martínez e James Rodríguez.


in "rr.pt"

Sem comentários: