sábado, 2 de março de 2013

Pressões diferentes no 215.º clássico


Eis mais um grande clássico do futebol português com janela para o título nacional. O FC Porto desloca-se a Alvalade (19h45) naquele que será o jogo oficial número 215 entre dragões e leões na história do futebol. Um jogo de muita emoção, de vários reencontros e de uma pressão diferente para cada uma das equipas.
FC Porto com tolerância zero para o título
Em alta velocidade na luta pelo título, o FC Porto não quer deixar pontos na casa de um leão que, em caso de vitória, deixará o vizinho Benfica em boa posição para se lançar na primeira posição da tabela. Sem derrotas na Liga, este FC Porto quase já nem precisa de apresentações. Zero derrotas, líder com os mesmos pontos do Benfica, melhor defesa e segundo melhor ataque na Liga. Vítor Pereira tem um «Porto» dominador, autoritário e confiante em busca do 'tri'.
30 pontos de atraso não arrefecem a fé leonina
Mas o Sporting, longe da glória a que habituou os seus adeptos, vai tentar o 'cerco ao Porto'. A equipa tem recebido energia dos mais novos, os tais que alinhavam na equipa B, e continua em busca do trilho certo. Em clima de pré-eleições, e enquanto se 'contam espingardas' para a luta eleitoral, a equipa de futebol profissional tem um dos jogos mais eletrizantes da temporada. Os três pontos são importantes para que o Sporting possa continuar a ter a Liga Europa como meta e não os últimos lugares bem próximos.
O palco do jogo ©Catarina Morais
A separar ambas as equipas estão 30 pontos mas quando o árbitro Paulo Baptista apitar para o começo da partida... os 'artistas' são 11 contra 11 e tudo pode acontecer, afinal... essa é a magia do futebol.
Um Vítor Pereira invicto frente aos leões
Perder é palavra que o treinador do FC Porto, Vitor Pereira, ainda não conheceu diante do Sporting. O técnico azul e branco procura, esta noite, defender o seu registo imaculado diante dos leões. É que Vítor Pereira soma duas vitórias e um empate nos três duelos diante do conjunto verde e branco.
O mais longo jejum de Pinto da Costa em Alvalade
Desde que Pinto da Costa assumiu a liderança do FC Porto, em abril de 1982, nunca os azuis e brancos estiveram tantos jogos sem vencer o Sporting, em competições oficiais, na casa leonina. Assim, os dragões já não vencem a equipa verde e branca há cinco jogos.
Chegou o 215.º duelo entre Sporting e FC Porto
Se em 214 jogos o registo é equilibrado (78 vitórias para o FC Porto, 76 para o Sporting), o mesmo já não acontece se olharmos apenas aos duelos em casa do leão. O saldo é favorável ao Sporting, que ganhou 54 dos 104 jogos em casa, contra 22 vitórias do FC Porto. A última vez que os portistas venceram em casa do rival verde e branco foi em 2008, por 2x1, com golos de Lisandro López e Bruno Alves; o golo verde e branco foi apontado por Moutinho.
Noite de reencontros na toca do leão
Vários são os agentes desportivos que não vão estranhar a sensação, nem o ambiente de Alvalade. Se João Moutinho fica de fora por lesão, o mesmo não acontece com Marat Izmaylov, Liedson e Varela no lado portista. Todos eles já vestiram de leão ao peito. Porém, a história, que vai ser hoje escrita no palco leonino, também terá Miguel Lopes – que já alinhou no FC Porto – e há ainda um treinador tri-campeão à 'moda do Porto', Jesualdo Ferreira.
Eis os onzes prováveis:
João Moutinho é a grande baixa no clássico. O internacional português não vai a jogo face a uma lesão muscular. O camisola 8 junta-se a Mangala. Quanto ao Sporting não vai contar com Jeffrén e Khalid Boulahrouz, bem como Schaars...
in "zerozero.pt"

Sem comentários: